O Verão começa às 14h58 do dia 21, mas dia 22 é o primeiro nascer do Sol de verão.
Começamos a caminhar junto à Torre Vasco da Gama e seguimos em direção à ponte percorrendo o passeio e passadiço… Podemos contemplar o Rio Tejo e o nascer do Sol, que nos acompanhará durante o percurso…
O Solstício de Verão no Hemisfério Norte (onde nos situamos): É o momento em que o Sol está mais afastado do equador e próximo dos pólo Norte (atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador).
Solstício
O solstício é um fenómeno astronómico que acontece duas vezes por ano: uma vez em junho e outra em dezembro.
No hemisfério Norte, em junho observa-se o solstício de verão, que coincide com o início do verão. Em dezembro, observa-se o solstício de inverno, que coincide com o início do inverno.
Já no hemisfério Sul, em junho observa-se o solstício de inverno, que coincide com o início do inverno. Em dezembro, observa-se o solstício de verão, que coincide com o início do verão.
Em virtude do movimento da Terra em torno do Sol, e também da inclinação do eixo de rotação da Terra, enquanto os dias são maiores no solstício de verão, no solstício de inverno as noites são mais longas do que os dias.
Torre Vasco da Gama – Parque das Nações,
Lisboa
Coordenadas: 38°46’29.6″N — 9°05’32.6″W
Mínimo de Participantes: 4